Empresa vai criar 800 empregos em Viana
O grupo Belmok investirá R$ 100 milhões, nos próximos cinco anos, na construção de um centro de logística no Bairro Primavera, em Viana, em frente à BR 262. O empreendimento que terá seis armazéns, totalizando área construída de 130 mil m2, vai gerar 800 empregos, sendo 500 diretos e 300 indiretos. Os armazéns serão construídos em etapas e o terreno, que abrigará o centro de logística, está em fase de terraplanagem.
A primeira etapa, ou seja o primeiro armazém, estará concluída até outubro desse ano. Em seguida será iniciada a construção da segunda etapa e depois as etapas seguintes. A capacidade de armazenamento, segundo o diretor Administrativo Financeiro do grupo Belmok, Draiton Boldrini, vai depender do produto a ser armazenado. Entretanto, ressalta que o centro será um dos maiores do Estado.
O novo centro de logística, explica Boldrini, terá modelo misto. Funcionará como centro de distribuição de cargas, com operação própria, com operação de clientes e como espaço alugado para terceiros. Os armazéns funcionarão com o modelo de armazenagem para cargas gerais e terá também o sistema crosdoking, que funciona assim: a carreta chega ao centro de logística e a carga é distribuída rapidamente para carretas menores. Nesse sistema o giro das cargas é muito rápido.
A área de 800 mil m2 destinada ao centro de logística – 100 mil m2 serão área de preservação ambiental – fica localizada às margens da BR 262, próxima à nova linha de transporte coletivo do Transcol, próxima à rodovia Leste Oeste e próxima também do traçado da Ferrovia Litorânea Sul, que será construída pela Vale e ligará a Grande Vitória à Ferrovia Centro-Atlântica, em Cachoeiro de Itapemirim.
“O Centro de Logística, além de ficar próximo aos portos e às estações aduaneiras, está praticamente ao lado da rodovia e da ferrovia”, destaca Boldrini. O centro poderá ter também espaço destinado ao armazenamento de cargas frigorificadas se houver demanda para o serviço.
Fonte: A GazetaPublicada em:: 07/02/2010