Notícias


Excesso de aço na Europa é de 20%, diz CEO da Voestalpine


A indústria siderúrgica europeia tem até 20% de excesso de capacidade produtiva e precisa estar preparada para fechar fábricas se não quiser ser superada por rivais externas de menor custo, segundo o executivo-chefe do grupo austríaco Voestalpine, Wolfgang Eder. Ele disse que cerca de 20% da capacidade na região é desnecessária e que o setor deveria fechar usinas e, ao mesmo tempo, direcionar seu foco à fabricação de produtos de maior valor agregado em vez do metal em forma de commodities.

"Enquanto tantas usinas na Europa produzirem o mesmo material que competidores não europeus podem produzir com uma base de custos muito menor, não deveríamos ficar surpresos com o sofrimento da indústria siderúrgica europeia", disse Eder.

"O risco é que em algum momento, em razão da fraqueza financeira e da [falta de] lucratividade suficiente de longo prazo, os produtos de alta qualidade [e] alto padrão passem a vir cada vez menos de produtores europeus e sejam substituídos por produtos de alto padrão de produtores de outras partes do mundo, porque eles têm vantagem de custo."

Recentemente, depois de anos de dificuldades na esteira da crise financeira mundial de 2008, o setor siderúrgico europeu mostrou sinais de recuperação, com aumento na demanda, queda nas importações e alta nos preços, o que melhorou os lucros de nomes como ArcelorMittal, ThyssenKrupp e Salzgitter.

Há duas grandes fusões em andamento que vão contribuir para consolidar a indústria siderúrgica europeia, a compra da italiana Ilva pela ArcelorMittal e a fusão das operações europeias da Tata Steel com as da ThyssenKrupp. Nenhuma, no entanto, parece prever o fechamento de grandes operações.

Enquanto no passado muitas siderúrgicas europeias se expandiram para ganhar escala, Eder, há 14 anos no comando da Voestalpine, disse que agora é importante que o setor europeu priorize a qualidade em vez da quantidade. "Na Europa, você apenas pode arcar com a produção de tipos refinados de aço, tipos de aço de valor agregado", acrescentou.

Várias siderúrgicas europeias vêm desenvolvendo variedades de aço de alta resistência. Esses novos produtos permitem às montadoras usar menos quantidades de aço na produção de carros com o fim de torná-los mais leves e melhorar o consumo de combustível.

Desde a virada do milênio, a Voestalpine transformou-se em um grupo que também produz materiais especiais e componentes projetados, como peças para carros e aviões e sistemas de mudanças de trilhos para os trens. A produção de aço básico representa apenas cerca de 30% de sua receita de € 11,3 bilhões.
O problema do excesso de capacidade siderúrgica é mundial e provocou em parte a volatilidade dos preços vista nos últimos anos. A China, que produz metade do aço mundial, vem fechando usinas como parte de uma ampla reforma industrial, depois das acusações de fez dumping ao despejar aço nos mercados internacionais a preços muito baixos.

Quando as usinas siderúrgicas operam abaixo da capacidade, usam as matérias-primas de forma menos eficiente e são obrigadas a reduzir os preços na luta para ganhar encomendas e cobrir seus altos custos operacionais fixos.

Consultores da McKinsey disseram em recente informe que a utilização geral das usinas na Europa ainda não estava em "um nível economicamente saudável".

"No ambiente econômico de hoje, a maioria dos participantes [na Europa] dificilmente consegue financiar inovações ao investir em bens de capital ou desenvolver sua base de ativos", escreveram.

O analista Seth Rosenfeld, do Jefferies, concorda que seria "sensato" se a Europa tivesse menos usinas siderúrgicas no longo prazo, mas disse que as boas condições predominantes no mercado atual diminuíram as pressões por enquanto. "Com as importações em declínio e a demanda doméstica em alta, não há necessidade imediata de fechar a capacidade siderúrgica bruta no curto prazo."

Fonte: Valor Econômico
Publicada em:: 06/02/2018

    

Eventos

Comemoração dos 150 anos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro

Data: 19/02/2018
Local: Assembleia Legislativa do Estado de SP
Saiba mais


6th International Railway Summit

Data: 21/02/2018 a 23/02/2018
Local: Praga, República Tcheca
Saiba mais


Middle East Rail 2018

Data: 12/03/2018 a 13/03/2018
Local: Dubai International Convention & Exhibition Center
Saiba mais


Intermodal South America 2018

Data: 13/03/2018 a 15/03/2018
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Saiba mais


Fotos dos Eventos

Confira as fotos dos últimos eventos