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CCR desiste da disputa e se credencia para leilão de metrô


Após não entrar na disputa pelo Trecho Norte do Rodoanel, surpreendendo mercado, autoridades e concorrentes, aumentaram as apostas de que a CCR estará no leilão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô de São Paulo. A concorrência para concessão da operação das linhas será dia 19, na B3.

O negócio de mobilidade urbana no Brasil tem menos grupos que o de rodovias. Do porte da CCR, quem atua como operador são a Invepar e a Odebrecht Transport. Ambas, por razões próprias, dificilmente entrarão na disputa.

Para uma fonte gabaritada, contudo, a decisão da CCR de não disputar o Trecho Norte do Rodoanel sinaliza que o grupo será extremamente seletivo e não entrará em qualquer projeto só para repor portfólio. "A Linha 5 é atrativa, mas a Linha 17, se mal operada, pode gerar riscos reputacionais que a empresa pode não tolerar."

A desistência da CCR de fazer proposta ontem ocorreu após "detalhada análise da viabilidade econômica-financeira do projeto", informou em nota. A companhia listou "elevados riscos de engenharia, investimentos ainda não concluídos, premissas de tráfego e custos operacionais divergentes dos estudos" feitos por ela.

Em entrevista ao Valor nesta semana, o presidente da CCR, Renato Vale, indicou como pontos negativos o fato de que o concessionário vai assumir o ativo sem que esteja totalmente construído. E a verificação das pendências de licenciamento ambiental da fase de implantação que serão responsabilidade da concessionária terá de ser entregue até seis meses após o recebimento do sistema. Um tempo considerado curto pela empresa. O governo destacou que esses riscos foram mitigados no contrato.

A presença da empresa era dada como certa especialmente porque o grupo já tem a concessão do Trecho Oeste e poderia obter sinergias operacionais.
O Rodoanel Oeste é o "patinho feio" do portfólio da CCR. O consórcio encabeçado pela empresa levou o ativo em 2008 com deságio de 61% e obrigação de outorga de R$ 2 bilhões. O trecho tem um alto nível de alavancagem.

Fonte: Valor Econômico
Publicada em:: 12/01/2018

    

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