Notícias


Currículo - Luiz Mattesco Horta - Engenheiro Elétrico


Luiz Mattesco Horta
brasileiro, casado
Av. Theodoro Quartim Barbosa, 3705
Cruzeiro – SP 12712-000
(12)3144-0651(res) / (12)99786-3864(cel)
LMHORTA@TERRA.COM.BR

OBJETIVO

Uma posição em que eu possa utilizar a minha experiência em gestão empresarial, gestão de pessoas ou nas atividades técnicas pertinentes.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

SUPERIOR: Engenharia Elétrica e Engenharia de Sistemas - PUC/RJ (1978). Engenheiro inscrito no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura sob n. 16.578. Diversos cursos de especialização no Brasil e Estados Unidos.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

ATROH System ME LTDA 2000 - Atual
Rua Cel. José de Castro, 983 / Cruzeiro, SP 12701-000 Brasil
Sócio e Diretor Técnico. Consultoria e assessoria em automação, armazenamento e disponibilização de dados utilizando software/hardware computacionais

Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo 2016-2016
Av. Major Hermogenes, 207 / Cruzeiro, SP 12701-320 Brasil

Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo.
Responsável pelos programas SEBRAE/SP, PAT, Turismo e Banco do Povo em Cruzeiro. Como gestor do desenvolvimento sustentável no município iniciei contato com diversos empreendimentos visando se instalar no município ou expandir as atividades na cidade através de concessão de uso de solo.

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE CRUZEIRO (SAAE) 2014-2016
Av. Nesralla Rubenz, 519 / Cruzeiro, SP 12701-000 Brasil

Diretor Geral do SAAE-Cruzeiro.

A minha responsabilidade foi fazer o planejamento, coordenação, controle e operação de toda a distribuição de água e coleta de resíduo sólido da cidade de Cruzeiro cuja população é cerca de 80 mil habitantes. Durante a minha gestão foi submetido e aprovado perante a ANA/PRODES um projeto no valor de 24 milhões de reais para tratamento do esgoto da cidade e também o projeto para a instalação de um novo reservatório de água com a capacidade de 1 milhão de litros. O SAAE-Cruzeiro conta com cerca de 140 funcionários. Fui chamado para ocupar o cargo máximo desta autarquia que opera totalmente independente contendo os próprios setores de recursos humanos, contabilidade, compras, financeiro, jurídico, operacional e engenharia.


INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE/CPTEC) 2000-2014
Rod Pres. Dutra, km 39 / Cachoeira Paulista, SP 12630-000 Brasil

Gestor de Projetos/Lider de Equipes com talentos específicos na organização e gerenciamento de grupos de trabalho. Conhecimento sobre todas as áreas de IS, incluindo finanças e telecomunicações. Iniciei vários projetos dentro da organização que visavam atenter a instituição e projetos firmados com outras entidades. Sólidas habilidades de comunicação em inglês, portugues e espanhol. Dupla cidadânia Brasileira e Americana assim como um profundo conhecimento das duas culturas e modus vivendi/operandi. O desempenho das funções acima descritas exigiu intenso contato e cooperação com parceiros localizados na NASA (US), BAHC (Alemanha), ALTERRA (Holanda), NOOA (US), Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), Australia/Melbourne Bureau of Meteorology e várias outras organizações nacionais e internacionais.


BANK OF AMERICA 1992-1999
1655 Grant Street Concord, CA 94565-2468 USA (San Francisco)
Vice-Presidente do Bank of America Systems Engineering (BASE).

Gestor de uma equipe especializada em implantação de aplicativos complexos e de grande porte, atuando principalmente em áreas necessitando de “reengineering”. A minha experiência em sistemas é complementada por um sólido conhecimento em todas a etapas necessarias para acompanhar um mercado competitivo com mudanças constantes. A minha equipe implementou com sucesso o primeiro aplicativo usando linguagem de objetos (on-line) na corporação, economizando cerca de $ 1,5 millões de dólares através da re-utilização de módulos de programas oferecido pela linguagem de objetos. Responsável pela alocação de custos por centro de custos de 14 milhões de dólares gastos por ano feitos em 7 subsidiárias oferecendo serviços de telecomunicações (PBX, cartões de crédito, pagers, contas telefônicas locais/interurbanas). Economizou cerca de 3 milhões de dólares anualmente através da implantação de um sistema que pesquisa e aloca mão de obra tercerizada empregada por toda a corporação.

SECURITY PACIFIC AUTOMATION COMPANY 1983-1992
330 North Brand Boulevard Glendale, CA 91203 (Los Angeles)

Atuei na area de engenharia de software e desenvolvimento de sistemas de grande porte para dar suporte a área financeira do Security Pacific National Bank.

JEWISH FED GROUP OF LONG BEACH/INGRO FOODS/AUTO OIL CHANGERS 1981-1983
(Long Beach, CA, USA)

Como proprietário de uma companhia de prestação de serviços na área de automação de sistemas elétricos e computacionais, prestei auditoria, analise, projeto, programação e implantação de aplicativos voltados para pequenas empresas e otimização de circuitos/painéis elétricos. Isto incluiu reengenharia de sistemas elétricos e sistemas computacionais implantados para Contas a Pagar, Contas a Receber, Controle de Inventório e Balanço de Caixa. Consultoria a diretoria sobre hardware/software a serem adquiridos e teste de ferramentas a serem usadas nos escritórios. Contato direto com CEOs e diretores.

MICRO SYSTEM TECHNOLOGY, INC. 1980-1983
Los Angeles, Califórnia, USA

Como um gerente geral de matriz atuei na área de projetos elétricos e analista/programador sênior, desempenhei funções em análise, programação, test, implementação e documentação em sistemas na área financeira (contas a pagar/receber, balanço, controle de inventário e pagamento de funcionários), controle de aluguel imobiliário e contas a receber voltados a hospitais. Também desempenhei a função de identificar problemas em hardware (mother board de microcomputadores e impressoras). Gerenciei toda a equipe de engenheiros, programadores e analistas.

PETROBRAS FERTILIZANTES-PETROFÉRTIL 1978-1980
Rio de Janeiro

Como engenheiro elétrico sênior, desenvolvi funções como analista, escrevi especificações e documentações de sistemas voltados a área financeira. Contato extensivo com contadores.

CVRD-COMPANHIA VALE DO RIO DOCE 1974-1977
Rio de Janeiro

Iniciei estágio na CVRD enquanto cursava o primeiro ano da faculdade de engenharia elétrica na PUC-RJ. Como estagiário completei diversos cursos de treinamento interno voltados a área de informática. Desempenhei tarefas de programação, teste e implementação em sistemas nas áreas financeira e redução de custos, tais como Planejamento e Controle de Custos Por Centro de Custos e Simulação de Mina de Cobre.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

1. Moderador no(a) Beijing 9th IEEE International Conference on e-Science, 2013. (Congresso)
Data Access and Data Management : Session Chair.
2. Apresentação de Poster / Painel no(a) São Paulo - I Global Climate Change Conference, 2013. (Congresso)
Facilitating Interdisciplinary Science with the PFPMCG System.
3. Apresentação Oral no(a) London 6th World Data System Scientific Steering Committee ( WDS-SC) Meeting, 2012. (Encontro)
Progress Report on South American WDS Membership.
4. São Paulo Marine Data Management: Perspectives and Research, 2012. (Seminário)

5. Apresentação Oral no(a) Cruzeiro III Semana Academica da Faculdade FACIC, 2011. (Oficina)
Projetos de Grande Escala na Amazonia.
6. Apresentação Oral no(a) Kyoto 5th World Data System Scientific Steering Committee ( WDS-SC) Meeting, 2011. (Encontro)
Status on WDS Membership in Brazil.
7. Apresentação (Outras Formas) no(a)Kyoto 5th World Data System Scientific Steering Committee ( WDS-SC) Meeting, 2011. (Encontro)
Review Process for WDS Membership.
8. Apresentação (Outras Formas) no(a)Kyoto The First ICSU World Data System Conference, 2011. (Congresso)
Open Session Chair.
9. Apresentação Oral no(a) Paris 4th World Data System Scientific Steering Committee ( WDS-SC) Meeting, 2011. (Encontro)
Data Monitoring and Evaluation.
10. Apresentação Oral no(a) São Paulo I Reunião Projeto FAPESP do Programa de Mudanças Climáticas Globais, 2011. (Encontro)
Sistema de Informações e Dados do PFPMCG.
11. Apresentação Oral no(a) Brasilia 25th LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2010. (Encontro)
LBA Data and Information System Status.
12. Apresentação Oral no(a) Cape Town CODATA 22nd International Conference, 2010. (Congresso)
1)Oral Presentation: Long Term Legacy of the LBA Project: Data Archives ; 2)Poster Presentation: Facilitating Inter-Disciplinary Science With the Beija-flor System.
13. Apresentação Oral no(a) Cape Town Third World Data System Scientific Steering Committee ( WDS-SC) Meeting, 2010. (Encontro)
WDS Data Policy Implementatin.
14. Apresentação de Poster / Painel no(a) Foz do Iguaçu AGU Meeting of the Americas, 2010. (Congresso)
1) The World Data System of the International Council for Science (U13A-09) ; 2) Long-term Data Legacy of the LBA-ECO Project (IN24A-03).
15. Apresentação Oral no(a) Foz do Iguaçu LBA-ECO Team Meeting, 2010. (Oficina)
LBA Data and Information System Status.
16. Apresentação Oral no(a) Paris Second World Data System Scientific Steering Committee ( WDS-SC) Meeting, 2010. (Encontro)
WDS Data Policy.
17. Apresentação Oral no(a) São Paulo International Workshop on Long-Term Studies on Biodiversity, 2010. (Oficina)
Banco de Dados Compartilhado - a estrutura e funcionalidade do Banco de Dados do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA)..
18. Apresentação (Outras Formas) no(a)Alter-do-Chao 23rd LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2009. (Encontro)
LBA Data and Information Systems.
19. Apresentação Oral no(a) Manaus 24th LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2009. (Encontro)
LBA Data and Information System Status.
20. Apresentação Oral no(a) Melbourne CEOP Third Annual Meeting, 2009. (Encontro)
LBA Data Formatting System and Use of Telematics in Manaus Site.
21. Apresentação Oral no(a) Paris First World Data System Scientific Steering Committee ( WDS-SC) Meeting, 2009. (Encontro)
LBA Infrastructure at CPTEC-INPE.
22. Apresentação Oral no(a) Campinas 22nd LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2008. (Encontro)
LBA Data and Information System Status.
23. Apresentação Oral no(a) Geneva CEOP Second Annual Meeting, 2008. (Encontro)
The Use of Telematics for Data Monitoring at the LBA Scientific Sites.
24. Apresentação (Outras Formas) no(a)Manaus IV Conferëncia Científica do LBA, GEOMA, PPBio, 2008. (Congresso)
Computer and Infrastructure Management.
25. Apresentação Oral no(a) Panama IAI - Training Institute on Information Management, 2008. (Oficina)
LBA Data Policies, Data Management and Data Flow.
26. Florianópolis 13o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007. (Simpósio)
27. Apresentação Oral no(a) Florianópolis 20th LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2007. (Encontro)
LBA Data and Information System Status.
28. Apresentação Oral no(a) Manaus 21th LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2007. (Encontro)
LBA Data and Information System Status.
29. Apresentação (Outras Formas) no(a)Salvador 11th LBA-ECO Science Team Meeting, 2007. (Congresso)
LBA Computer Infrastructure Manager.
30. Apresentação (Outras Formas) no(a)Brasilia 10th LBA-ECO Science Team Meeting, 2006. (Congresso)
LBA Computer Infrastructure Manager.
31. Apresentação Oral no(a) Brasilia 19th LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2006. (Encontro)
19th LBA Scientific Steering Committee Meeting.
Palavras-chave: LBA-SSC
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
32. Brasilia Primeiro Workshop da Agenda Científica do LBA2, 2006. (Oficina)
Palavras-chave: LBA2
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
33. Apresentação Oral no(a) Paris CEOP/IGWCO 5th Joint International Implementation Planning Meeting, 2006. (Congresso)
Operating LBA sites in hostile environments.
Palavras-chave: CEOP, GEWEX CEOP GHP
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
34. Apresentação Oral no(a) Belém 17th LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2005. (Encontro)
LBA Data and Information System Status.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
35. Apresentação Oral no(a) São Paulo 18th LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2005. (Encontro)
18th LBA Scientific Steering Committee Meeting.
Palavras-chave: LBA-SSC
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
36. Apresentação (Outras Formas) no(a)São Paulo 9th LBA-ECO Science Team Business Meeting, 2005. (Encontro)
Presentation and Data Management.
Palavras-chave: LBA-ECO
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
37. Apresentação Oral no(a) Tokyo CEOP/IGWCO 4th Joint Implementation Meeting, 2005. (Simpósio)
LBA Data and Information Systems Site Status.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
38. Apresentação (Outras Formas) no(a)Brasilia 8th LBA-ECO Science Team Business Meeting, 2004. (Encontro)
Computer Infrastructure Management.
Palavras-chave: LBA-ECO
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
39. Apresentação Oral no(a) Brasilia Pré-Conferência da Terceira Conferëncia Científica do LBA, 2004. (Congresso)
LBA-DIS Infrastructure Requirements.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
40. Apresentação (Outras Formas) no(a)Brasilia Terceira Conferëncia Científica do LBA, 2004. (Congresso)
Computer and Infrastructure Management.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
41. Apresentação (Outras Formas) no(a)Campinas Inter-American Workshop On Environmental Data Access, 2004. (Oficina)
LBA Data Access System.
42. Apresentação Oral no(a) Manaus 16th LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2004. (Encontro)
LBA-DIS Data Issues.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
43. Apresentação Oral no(a) Ubatuba 15th LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2004. (Encontro)
LBA-DIS Data Status.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
44. Apresentação Oral no(a) Cuiabá 13th LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2003. (Encontro)
LBA Data and Information System Status.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
45. Apresentação Oral no(a) Fortaleza 14th LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2003. (Encontro)
LBA-DIS Data Status and Related Issues.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
46. Apresentação (Outras Formas) no(a)Fortaleza 7th LBA-ECO Science Team Meeting, 2003. (Encontro)
Computer Infrastructure Management.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
47. Apresentação Oral no(a) Luneburg CEOP Session at the 9th Annual GHP meeting, 2003. (Simpósio)
LBA Sites Data Gathering.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
48. Apresentação Oral no(a) Belém Primeiro Congresso de Estudantes e Bolsistas do LBA, 2002. (Seminário)
O Sistema de Informações e Dados do LBA.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
49. Cachoeira Paulista Encontro Sobre Aplicações de Sinal de GPS na Atmosfera e Ionosfera, 2002. (Encontro)
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
50. Apresentação Oral no(a) Manaus 12th LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2002. (Encontro)
LBA-DIS Data Status.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
51. Manaus 2nd LBA-Hydronet Workshop, 2002. (Congresso)
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
52. Apresentação Oral no(a) Manaus Segunda Confência Científica do LBA, 2002. (Congresso)
Computer Infrastructure Manager.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
53. Apresentação Oral no(a) Piracicaba 11th LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2002. (Encontro)
LBA Data and Information Status and Issues.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
54. São Paulo COMDEX 2002, 2002. (Simpósio)
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
55. Apresentação Oral no(a) Tokyo CEOP Kick off Meeting EORC / NASDA, 2002. (Simpósio)
The LBA Data and Information System Repository.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
56. Atlanta-USA LBA-Ecology Open Meeting, 2001. (Encontro)
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
57. Foz do Iguaçu 10 Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2001. (Simpósio)
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
58. Apresentação Oral no(a) Palmas 10th LBA Scientific Steering Committee Meeting, 2001. (Encontro)
LBA Data Issues.
Palavras-chave: SSC meeting
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
59. Apresentação (Outras Formas) no(a)Belém Primeira Conferëncia Científica do LBA, 2000. (Congresso)
Computer Infrastructure Manager.
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
60. Cachoeira Paulista LBA-Hydronet Workshop, 2000. (Oficina)
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
61. Las Vegas COMDEX 1998 - Computer Dealer's Exhibition, 1998. (Simpósio)
Palavras-chave: Computer Shows, Computer Expositions, Information Technology Industry
Áreas do conhecimento : SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO,Gerência de Sistemas de Informações
Setores de atividade : Consultoria em Sistemas de Informática

REFERÊNCIAS

Antonio Ocimar Manzi (CPTEC/INPE, Cachoeira Paulista – SP)
Coordenador Geral do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do INPE (12) 3186-8400

Darrel Willians (NASA Goddard Space Flight Center, Greenbelt, MD, USA)
Gestor do Componente LBA-ECOLOGY da NASA / idealizador do satélite LANDSAT (301) 614-6049

Lawrence Bucey (Bank of America, Concord, CA, USA)
Vice Presidente do BofA Concord Data Center +1(916)872-3238

Peter Griffith (NASA Goddard Space Flight Center, Washington D.C. Metro Area, USA)
Director, NASA Carbon Cycle & Ecosystems (301) 614-6610

Carlos Afonso Nobre (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais,São José dos Campos-SP)
Gestor Ciêntifico do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (12) 3186-8498

Wit Carlos de Miranda Joels (SEPEC/MCT)
Gestor da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia

Paulo Artaxo (USP/SP, UFRGS)
Lider do Laboratório de Física Atmosférica da (11) 3091-7016

John Lloyd (Leeds, Inglaterra)
Professor/Pesquisador da Universidade de Leeds +4 (113) 343-3371

Holger Hoff (Potsdam, Alemanha)
Gerente Executivo do IGBP +49 (331) 288-2543

Toshio Koike (Tokyo, Japão)
Professor no Depart. de Engenharia Civil da Universidade de Tokyo (Bunkyo-ku) +61 (0)3-5841-6106

Alan Betts (Burlington, Vermont, USA)
Chief Scientist, Owner at Atmospheric Research

Daniel Nepstad (San Francisco, California, USA)
Executive Director and President at Earth Innovation Institute

Sergio Rodrigues Fernandes (Rio de Janeiro)
Presidente da Tradeway Engenharia de (21) 2215-0108

Fabrizio Gagliardi (Geneva Area, Switzerland)
Senior Strategy Consultant at Barcelona Supercomputing Center

Diane Wickland (NASA Headquarters, Washington DC, USA)
Gestora do Programa Ecológico Terrestre da (202) 358-0245

Michael M. Keller (US Department of Agriculture e University of New Hampshire, Durham, USA)
Cientista, Professor e Gestor de Projetos(603) 862-4193

Stan Attenberger (NASA Oak Ridge National Laboratory, Oak Ridge, TN)
Desenvolvimento de Software para o DAAC (Distributed Active Archive Center (865) 574-8371

Pierre Cilliers (Cape Town, South Africa)
Research Physicist at South African National Space Agency Space Science Directorate

Merilyn Gentry (University of Tennessee, TN)
Coordenadora de Dados Científicos no centro da NASA em Oak Ridge, TN (865) 354-1902

Jeffrey Richey (University of Washington, Seattle)
Pesquisador no Campos da Escola de Oceanografia (206) 685-7096

Maria Assunção Faus da Silva Dias (USP, São Paulo – SP)
Departamento de Ciências Atmosféricas da USP – (11) 99616-7096

Outras referências nacionais e internacionais disponíveis.

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS QUALIFICAÇÕES, HABILIDADES E CARACTERÍSTICAS

Grande experiência na gestão de pessoas, administração de equipes e na consecução de objetivos;

Forte capacidade de comnunicação verbal e escrita;
Excelente penetração e contatos a nível nacional e internacional;

Experiência em negociação, elaboração, acompanhamento e controle de contratos;

Habilidades para negociações e análises de performance e riscos;

Grande experiência das diversas etapas de planejamento e implementação de conferências e eventos;

Ética, justiça, polidez, equilíbrio, flexibilidade, disposição, perseverança e fidelidade.

Profundo conhecimento do modus-vivendu e cultura brasileira e americana.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

- Dupla cidadania brasileira e americana.
- Participei como palestrante de eventos, congressos e conferências em Tókio e Kyoto (Japão), Lunneburg (Alemanha), Paris (França), Geneva (Suiça), Melbourne (Australia), Cape Town (Africa do Sul), Panama City (Panama), England (UK), Atlanta (USA), Beijing (China), Manaus, Belém, Ubatuba, Brasilia, Foz do Iguaçu, Palmas, Santarém, São Paulo, Fortaleza.
- Mergulhador profissional com certificação NAUI (National Association of Underground Instructors).
- Ex-membro da Guarda Costeira Auxiliar Americana (US Coast Guard Auxiliary).
- Curriculum Vitae CNPq Lattes: http://lattes.cnpq.br/6263467271590194
- Linkedin Profile: http://br.linkedin.com/pub/luiz-m-horta/a/7a0/841

Fonte: Luiz Mattesco Horta
Publicada em:: 19/05/2017

    

Eventos

Fotos dos Eventos

Confira as fotos dos últimos eventos