Notícias


Cresce a presença feminina na Diretoria da AEAMESP


A nova Diretoria da AEAMESP que teve a solenidade de posse no dia 13 de fevereiro, conta com a participação de nove mulheres que exercerão várias funções dentro da Entidade. Entre elas a de vice-presidente de Assuntos Associativos; 1ª e 2ª Diretoras Secretárias e membros do Conselho Deliberativo.

Consideradas por muitos como o sexo frágil, as mulheres e profissionais de hoje, já mostraram e provaram que de frágeis não têm nada, pelo contrário, elas conseguem executar várias tarefas, e têm assumido aos poucos e com muita competência, postos importantíssimos em todos os segmentos em que atuam.

Mulheres da Gestão 2017/2019 da AEAMESP

Diretoria Executiva da entidade está composta pelas profissionais:

Bárbara Ramos Coutinho Vicalvi - Vice-Presidente de Assuntos Associativos é graduada em Arquitetura e Urbanismo, fez cursos de especialização na área de transportes, construção civil e é técnica em edificações. Atuou no Conselho Deliberativo da AEAMESP na gestão 2011-2013.

Desde que iniciou carreira na Companhia do Metropolitano de São Paulo, Barbara ocupou vários cargos nas Gerências do Empreendimento da Linha 2-Verde, Gerência de Manutenção e Gerência de Concepção Civil e atualmente trabalha na Gerência do Empreendimento da Linha 5-Lilás.
Maria Toshiko Yamawaki - 2ª Diretora Secretária da AEAMESP é graduada em Engenharia Mecânica modalidade Produção e especializada em Política e Estratégia na ADESG / FIA USP e Aspectos Psicobiológicos da Saúde do Trabalhador em Turno na Unifesp.

Participa da diretoria executiva da AEAMESP desde 2009. Na Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô-SP atua como representante da Direção no Sistema de Gestão da Qualidade da Gerência de Recursos e Infraestrutura e participa da Comissão de Sistemas de Gestão Normalizada.

Thais S. Ambrosio G. Herani - 1ª Diretora Secretária da AEAMESP na gestão 2017/2019, iniciou sua carreira profissional na área de construção há 21 anos, na empresa Eiko Engenharia como Técnica em Edificações. É pós-graduada com especialização em construções civis – Excelência Construtiva e Anomalias pelo Mackenzie, graduada em Engenharia Civil pela Anhembi Morumbi, Tecnóloga em Edifícios pela Fatec –SP e técnica em Edificações pela Escola Técnica Liceu de Artes e Ofícios de SP.

Thais trabalha há 15 anos no Metrô-SP na Gerência de Manutenção da companhia, atuando em diversas Regionais de Manutenção Civil, distribuídas pelas Linhas 1, 2, 3 e 5 do Metrô, liderando equipes e distribuindo atividades para a Conservação e Adequação Civil das estações, pátios e prédios administrativos. Hoje, faz parte do Apoio Técnico da Coordenação Civil do Departamento de Vias da Gerência de Manutenção e atua como Técnica de Manutenção Especializada na área de Manutenção de Estruturas Civis.
Conselho Deliberativo

Fazem parte do Conselho Deliberativo da gestão 2017-2019, as Conselheiras:

Ana Paula Rodrigues dos Santos Segarro – Engenheira civil graduada pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp em 2005, Ana Paula é mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas-IPT desde 2012, certificada em gerenciamento de projetos (Project Management Professional-PMP) pelo Project Management Institute - PMI (2013). Atua desde 2008 no Metrô/SP e responde pelo processo de licenciamento ambiental na fase de obras e de operação.

Juliana Tiemi Tamanaha - Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo desde 2012. Juliana trabalha como arquiteta no Metrô há 2 anos.

Haydée Svab - Engenheira civil, com dupla formação em Arquitetura pela USP, mestre em Engenharia de Transportes (USP) e especialista em Democracia Participativa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Haydée Svab, atualmente é engenheira do Metrô-SP atuando na Coordenadoria de Pesquisa e Avaliação de Transportes – CPA e Departamento de Estudos Urbanos e Planejamento de Transportes – PIT.

Haydée também atua como conselheira no Conselho Participativo Municipal, no Butantã (biênio 2016/2017), é membro da comunidade Transparência Hacker e co-fundadora do PoliGNU – Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP, bem como da PoliGen – Grupo de Estudos de Gênero da Poli-USP .

Iria Aparecida Hissnauer Assef – Membro do Conselho Deliberativo da AEAMESP, é formada em engenharia civil pela Unesp de Bauru-SP em 1981. Em 1986 ingressou no Metrô-SP atuando na Gerência de Montagem. Atualmente ela trabalha como Supervisora de Implantação e Desenvolvimento de Manutenção, pátio Jabaquara.
Mara Silvana Siqueira - Engenheira civil, formada pela Universidade José do Rosário Vellano-Unifenas em 1983 é especializada em Engenharia do Controle da Poluição Ambiental; Aspectos Psicobiológicos na Saúde do Trabalhador; possui MBA em Gestão Estratégica em Meio Ambiente; Mediação e Arbitragem; Patologias e Anomalias em Edificações.

Mara iniciou carreira como engenheira em 1984 na Falcão Bauer e, em 1988 foi contratada pela Cia do Metrô de São Paulo como Analista de Compras e Contratos. “Em 1998 foi transferida para a Gerência de Construção Civil, no cargo de engenheira de construção civil, alocada em diversas áreas, como: Planejamento de Obras da Linha 2- Verde; Fiscalização de obras em cidades da grande São Paulo como Co-Agente Técnico face o acordo celebrado entre o Metrô e a Emplasa”.
Passou também pela Gerência de Operações fiscalizando as obras civis das Salas Operacionais; Acessibilidades e Sanitários Públicos das Estações do Metrô. Desde 2011, Mara trabalha na Gerência de Manutenção, ocupando o cargo de engenheira de Manutenção da Coordenadoria de Projetos de Adequações Elétrica, Telefonia e Civil.

Neila Custódio – Arquiteta Paisagista graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (1994), pós-graduada em Magistério do Ensino Superior - lato-senso pela UNIP (1998), participou na pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - USP em disciplinas na área de Paisagem e Ambiente (2000 a 2003 e 2013).

Desde 1996, Neila desenvolve e acompanha projetos paisagísticos das áreas de propriedade do Metrô e projetos urbanos de porte regional. Em 2015 inicia coordenação de projetos paisagísticos de requalificação urbana com enfoque ambiental voltados para mobilidade ativa dentro do Departamento de Projetos Básicos de Arquitetura - GPR da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. Participou em bancas de graduação nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes (2013) e Uninove (2011). É membro integrante do grupo da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé da Associação Nacional de Transportes Públicos- ANTP desde 2016.

Metrô-SP emprega 1.837 mulheres

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô-SP conta com um quadro de 9.254 empregados, sendo 1.837 mulheres, que correspondem a 19,85% desse total. A atuação das mulheres está presente em todos os setores da Companhia. A área de Operação, com 912 funcionárias é a que mais emprega mulheres; seguida da Administração, com 512 empregadas; Expansão (planejamento e obras), com 220 e Manutenção com 123.

A Companhia conta atualmente com 98 engenheiras que trabalham em diversas áreas da empresa. A área da Expansão, de planejamento e obras conta com 69 engenheiras; seguida da Administração, com 17; Manutenção com 10 e Operação, duas profissionais.

A operadora de trem Renata Primerano Kazekevicius, bacharel em química ambiental pela USP, por exemplo, iniciou como manobrista de trem em março de 2009 e quatro meses depois foi promovida a operadora de trens.

Quanto a engenheira civil Audrey Gregori Melchert de Almeida, formada pela Unicamp iniciou no Metrô em maio de 2004, após ser aprovada em concurso público, como engenheira júnior, na coordenadoria de estruturas. Atualmente é coordenadora de projeto básico de estruturas civis do Metrô.


Fonte: Digital Assessoria Comunicação Integrada
Publicada em:: 20/03/2017

    

Eventos

Concrete Show South America

Data: 23/08/2017 a 25/08/2017
Local: São Paulo - SP
Saiba mais


FENAF 2017

Data: 26/09/2017 a 29/09/2017
Local: Expo Center Norte - São Paulo
Saiba mais


NT EXPO – Feira Negócios nos Trilhos

Data: 07/11/2017 a 09/11/2017
Local: Expo Center Norte - São Paulo
Saiba mais


Congresso SAE BRASIL

Data: 07/11/2017 a 09/11/2017
Local: São Paulo - SP
Saiba mais


Fotos dos Eventos

Confira as fotos dos últimos eventos